Logo de início nos deparamos com um desafio imenso, o de construir um Portfólio Eletrônico e uma grande carga de conteúdos novos.
De uma simples carta a estas reflexões finais, a trajetória foi árdua, porém prazeroza.
Olá pessoal, esse slid que estou apresentando, foi produzido pela Proº Ana Maria M. Mantovani e suas alunas de um curso de Pedagogia, infelizmente não sei informar de qual universidade. Ele mostra-no a importância das brincadeiras e como o desenhar assume papel relevante para a cognição das crianças. O teatro, a música, a mediação de histórias levam as crianças a uma maior integração e funcionam como elementos facilitadores para o processo interdisciplinar. Fala também da importância da família, ou seja, tudo que uma criança necessita para dar sentido à sua vida, que a realiza e ajuda a se desenvolver. Não deixem de ver.
Um abraço a todos.
20 de Maio de 2009.
Caros colegas, hoje apresentarei a reflexão da aula do dia 14/05.
Esta aula foi nos levou à um grau de conhecimento bem legal, nós fizemos um trabalho de reflexão sobre o texto "Oralidade e escrita". No texto havia uma abordagem sobre o grande valor da língua falada para o estudo da língua materna e suas características específicas. Pude tirar algumas conclusões a respeito de como a oralidade precisa ser trabalhada nas salas de aula. Nossa comunicação não ocorre somente via linguagem falada ou escrita, na sua composição, também acontecem por meio da linguagem corporal, gestos, etc. Tudo para um ma maior interação social.
Na escrita, a criança constrói sua evolução, por várias fases, ela inicia suas percepções, de como a escrita nos leva aos sons da fala, por exemplo.
O Ivan nos pediu para respondermos algumas questões sobre esse texto, quando terminamos o exercício, fizemos um debate sobre o texto, achei bem interessante a nossa discussão.
Bem pessoal, basicamente e bem resumidamente essa foi minha reflexão dessa aula.
Um abraço a todos.
Terça-feira, 05 de Maio de 2009.
ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS.
Nosso grupo é formado por: Marcia Rocha, Maria José, Bruna Alessandra e Kelly da Silva.
Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas:
A professora juntamente com os alunos criarem um trenzinho, onde cada estação tem um grau de dificuldade:
1º estação:contém as vogais;
2º estação:contém o alfabeto;
3º estação: Sílabas trabalhadas;
4º estação: Palavras simples.
À medida que a criança melhora o seu desempenho , percorre as estações, indo para etapas posteriores, como em um videogame.
Objetivo dessa atividade: Desenvolver as habilidades lingüisticas e cognitivas, por intermédio das etapas que vão percorrendo, as crianças irão avançando em nestas habilidades.
Comparar textos novos com textos já conhecidos:
Contar para as crianças a histórias , contos... e após, ler uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, perguntado-os, qual a diferença de um tipo de história para a outra, diferenças entre os personagens, entre outras.
Objetivo dessa Atividade: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a interpretação e a compreensão da leitura de textos e o nível de comparação entre textos distintos.
Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos:
Pedir que as crianças escolham as letras, exemplo t e d – Peça para formarem frases e falarem utilizando somente essas letras no início de cada palavra. O t deve, necessariamente, ser seguido pelo d. Qualquer coisa que precise ser dita deve obedecer a essa regra durante alguns minutos.
Objetivo dessa atividade: A percepção da criança em distinguir a pronúncia dos sons da lingua, é estimular o aluno a reconhecer a ortografia, utilizando como recurso inicial palavras que eles já conhecem, já que essa é a melhor maneira de iniciar o processo de alfabetização com a criança.
Marcadores: carta
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização.
Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.
O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.
A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.