18:30

Gênero Textual e Tipologia Textual

D.Caxias, 05 de maio de 2009.
Olá pessoal, segue meu entendimento sobre o tema:Gênero Textual e Tipologia Textual
Gênero Textual
- A compreensão de textos variados - quadrinhos, fábulas, notícias, verbetes etc. - e a familiaridade com a leitura deles. A definição de qualquer um dos tipos nunca é pedida.
Encontrei uma pesquisa na Revista Nova Escola bem interessante que diz o seguinte: "A Prova Brasil de Língua Portuguesa avalia somente a leitura, e o texto é sempre a menor unidade de sentido. À criança, nunca é proposta a leitura de palavras ou frases isoladas - e isso desde os níveis iniciais. O exame exige a familiaridade com diferentes gêneros - artigo de opinião, notícia, verbete, fábula, conto, quadrinhos etc. sempre apresentados antes de cada uma das 39 questões".
Acredito que trabalhar com diferentes textos, é com certeza de suma relevância para direcionar o trabalho do professor, compreensão e produção de texto em sala de aula.
Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. São os textos, diversos usos autênticos no dia-a-dia,esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. Podemos dizer Eles são:Carta pessoal, comercial, bilhete
Diário pessoal, agenda, anotações,Romance,Resenha,Blog, e-mail, bate-papo(Chat),orkut, vídeo-conferência, Second Life(Realidade virtual),etc.
Estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. A carta pessoal é um Gênero Textual, bem legal, por exemplo.
Tipologia Textual - Usado para designar uma espécie de seqüência, definida pela natureza lingüística de sua composição,é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
Deixar o aluno restrito a apenas alguns tipos de texto é fazer com que ele só tenha recursos para atuar comunicativamente em alguns casos, tornando-se incapaz, ou pouco capaz, em outros.
Seria muito legal se o professor fizesse uma espécie de levantamento de quais tipos seriam mais atraentes para os alunos, para, a partir daí, iniciar o trabalho com esses tipos mais necessários.

Fonte da Pesquisa:
www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm - 35k
recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/942447
br.answers.yahoo.com/question/index

0 comentários:

Player