08:37

"Construindo o portfólio eletrônico"






20 de Maio de 2009.




Olá pessoal, estou postando a reflexão da aula do dia 16/04, sei que estou um pouco atrasada, mas, antes tarde do que nunca, não é mesmo.


Dessa forma darei início à discussão sobre avaliaçao formativa e, dentro desse contexto, discutir o portfólio eletrônico.


Avaliação formativa orienta o aluno a encontrar o devido caminho, para as aprendizagens e o desenvolvimento educativo,são projetos envolvidos nesse sentido, que levam professor e aluno construirem juntos o processo de aprendizagem mais dinâmica.
Este tipo de avaliação exige muito mais empenho por parte do professor do que a avaliação tradicional, a somativa. A maioria das escolas não utiliza este tipo de avaliação. Mas, mesmo com todo o trabalho que esse tipo de avaliação tem, ainda assim, dá para se fazer uma avaliação que não tenha apenas o objetivo de rotular ou ajustar o aluno.
São variadas as etapas que a Avaliação Formativa segue uma que chamou minha atenção foi o processo de coloeta de informações - Onde o aluno identifica suas dificuldades e coleta informações que o auxiliará a desenvolver um pensamento lógico, onde avançará em suas atividades.
Quanto a utilização do Portfólio, ele nos permite: uma auto-avaliação; buscar e contribuir para uma maior amplitude das discussões sobre a disciplina cursada e muito mais possibilidades para avançar-mos em nosso conhecimento.
O portfólio eletrônico nos foi apresentado como uma avaliação formativa para uma maior valorização da aprendizagem . Temos a oportunidade de postar toda construção de conhecimento elaborada durante as aulas e leituras, isso leva o avaliador a uma maior interação com o avaliado.
Espero que com o Portfólio eletrônico possa nos ajudar a desenvolver, tanto no campo da aprendizagem, quanto ao suporte a nos possibilitar a detecção das dificuldades e progressos e a forma como nós estamos avançando, de forma que nos possibilite relizar as possiveis correções.
Até a apróxima. Abrçs.

1 comentários:

Prof. Ivan Amaro disse...

Você fez uma boa reflexão! Sugiro que aprofunde um pouco mais, colocando outras informações que são exploradas no texto e mesmo a partir da vivência de vocês. Ok?

Player