20 de Maio de 2009.
Caros colegas, hoje apresentarei a reflexão da aula do dia 14/05.
Esta aula foi nos levou à um grau de conhecimento bem legal, nós fizemos um trabalho de reflexão sobre o texto "Oralidade e escrita". No texto havia uma abordagem sobre o grande valor da língua falada para o estudo da língua materna e suas características específicas. Pude tirar algumas conclusões a respeito de como a oralidade precisa ser trabalhada nas salas de aula. Nossa comunicação não ocorre somente via linguagem falada ou escrita, na sua composição, também acontecem por meio da linguagem corporal, gestos, etc. Tudo para um ma maior interação social.
Na escrita, a criança constrói sua evolução, por várias fases, ela inicia suas percepções, de como a escrita nos leva aos sons da fala, por exemplo.
O Ivan nos pediu para respondermos algumas questões sobre esse texto, quando terminamos o exercício, fizemos um debate sobre o texto, achei bem interessante a nossa discussão.
Bem pessoal, basicamente e bem resumidamente essa foi minha reflexão dessa aula.
Um abraço a todos.
Quem sou eu
- Marcia
- Eu sou uma pessoa simples e acredito que:"DEUS É TUDO E INFINITAMENTE MAIS".E que principalmente realizara um milagre na vida da minha mae.
PROPÓSITOS E DESCRITORES
Terça-feira, 12 de maio de 2009.
PROPÓSITOS GERAIS DO PORTFÓLIO:1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens.
PROPÓSITO ESPECÍFICO:1 - Debater, refletir e questionar os textos sugeridos pela Disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1, trazendo novas abordagens;
2 - Utilizar várias ferramentas de Multimídia na manutenção do blog, baseando-se nas discussões realizadas nas aulas de Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa I;
3 – Investigar as diversidades de teorias, conceitos e abordagens sobre os processos de aprendizagens;
4 – Contribuir para uma maior amplitude das discussões sobre a disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1.
DESCRITORES:
1. Cumprimento dos propósitos gerais;
2. Cumprimento do propósito específico;
3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc);
4. Construção processual (ao longo do semestre);
5. Organização que facilita a compreensão das produções;
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7. Correção lingüística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.);
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.);
9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio.
PROPÓSITOS GERAIS DO PORTFÓLIO:1. Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2. Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens.
PROPÓSITO ESPECÍFICO:1 - Debater, refletir e questionar os textos sugeridos pela Disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1, trazendo novas abordagens;
2 - Utilizar várias ferramentas de Multimídia na manutenção do blog, baseando-se nas discussões realizadas nas aulas de Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa I;
3 – Investigar as diversidades de teorias, conceitos e abordagens sobre os processos de aprendizagens;
4 – Contribuir para uma maior amplitude das discussões sobre a disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1.
DESCRITORES:
1. Cumprimento dos propósitos gerais;
2. Cumprimento do propósito específico;
3. Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc);
4. Construção processual (ao longo do semestre);
5. Organização que facilita a compreensão das produções;
6. Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7. Correção lingüística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.);
8. Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.);
9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio.
Seguidores
Categories
- carta (1)
Blog Archive
10:15
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário