Terça-feira, 05 de Maio de 2009.
ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 5 ANOS.
Nosso grupo é formado por: Marcia Rocha, Maria José, Bruna Alessandra e Kelly da Silva.
Desenvolver habilidades lingüísticas e cognitivas:
A professora juntamente com os alunos criarem um trenzinho, onde cada estação tem um grau de dificuldade:
1º estação:contém as vogais;
2º estação:contém o alfabeto;
3º estação: Sílabas trabalhadas;
4º estação: Palavras simples.
À medida que a criança melhora o seu desempenho , percorre as estações, indo para etapas posteriores, como em um videogame.
Objetivo dessa atividade: Desenvolver as habilidades lingüisticas e cognitivas, por intermédio das etapas que vão percorrendo, as crianças irão avançando em nestas habilidades.
Comparar textos novos com textos já conhecidos:
Contar para as crianças a histórias , contos... e após, ler uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, perguntado-os, qual a diferença de um tipo de história para a outra, diferenças entre os personagens, entre outras.
Objetivo dessa Atividade: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a interpretação e a compreensão da leitura de textos e o nível de comparação entre textos distintos.
Distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos:
Pedir que as crianças escolham as letras, exemplo t e d – Peça para formarem frases e falarem utilizando somente essas letras no início de cada palavra. O t deve, necessariamente, ser seguido pelo d. Qualquer coisa que precise ser dita deve obedecer a essa regra durante alguns minutos.
Objetivo dessa atividade: A percepção da criança em distinguir a pronúncia dos sons da lingua, é estimular o aluno a reconhecer a ortografia, utilizando como recurso inicial palavras que eles já conhecem, já que essa é a melhor maneira de iniciar o processo de alfabetização com a criança.
1 comentários:
Márcia, finalmente abriu-se um espaço para fazer os comentários... Aguarde que irei atualizá-los!!! Abs
Postar um comentário