03 de Junho de 2009.
Olá, a seguir farei uma breve reflexão da aula do dia 28 de Maio de 2009.
As autoras defendem uma construção construtivista, o trabalho cognitivo, e para que se realize as atividades , coloca a criança em contato com a diversidade de materiais e variados tipos de textos.
“A informação e os conhecimentos iniciais na alfabetização” é algo que vem de fora, os contextos são variados: Podem ser gêneros, que servem para pensar, refletir etc; escrever o que as crianças contam; registrar uma historia; fazer uso do par adjacente ( como vimos anteriormente nas discussões da aula anterior); trabalhar a compreensão e a reflexão, a criança vai estabelecendo a familiaridade tanto na escrita quanto na leitura, é a produção de um sistema de escrita criado por ela mesma.
A criança tem o adulto como um modelo, observa suas ações, que as autoras denominam “Contexto de aprendizagem em ação”, porém elas não ficam somente na posição de observadores, também participam dessas ações.
P processo de escutar a leitura, pode também funcionar como instrumento para o enriquecimento do vocabulário da criança.
“Escrever em voz alta” auxilia na percepção dos diversos conteúdos e aspectos do processo de escrever” (M. Pascucci).
Olá, a seguir farei uma breve reflexão da aula do dia 28 de Maio de 2009.
As autoras defendem uma construção construtivista, o trabalho cognitivo, e para que se realize as atividades , coloca a criança em contato com a diversidade de materiais e variados tipos de textos.
“A informação e os conhecimentos iniciais na alfabetização” é algo que vem de fora, os contextos são variados: Podem ser gêneros, que servem para pensar, refletir etc; escrever o que as crianças contam; registrar uma historia; fazer uso do par adjacente ( como vimos anteriormente nas discussões da aula anterior); trabalhar a compreensão e a reflexão, a criança vai estabelecendo a familiaridade tanto na escrita quanto na leitura, é a produção de um sistema de escrita criado por ela mesma.
A criança tem o adulto como um modelo, observa suas ações, que as autoras denominam “Contexto de aprendizagem em ação”, porém elas não ficam somente na posição de observadores, também participam dessas ações.
P processo de escutar a leitura, pode também funcionar como instrumento para o enriquecimento do vocabulário da criança.
“Escrever em voz alta” auxilia na percepção dos diversos conteúdos e aspectos do processo de escrever” (M. Pascucci).
1 comentários:
Você inicia a reflexão sobre o texto, porém, é preciso aprofundar mais. Coloque os contextos de alfabetização apresentados pelas autoras e explique-os. Evidencie o que compreendeu do texto. Quais as ideias mais importantes? De que forma a leitura do texto contribuiu para sua forma'c~ao? Em que as ideias contribuiram para a pr'atica do professor? Pense a respeito... Ah, e aprove os comentarios para que eles fiquem vis'iveis...ehehehe.. Afinal, estou comentando de forma cordial, educada, profissional, 'etica...ehehehe...
Postar um comentário