14:56

Descritor 11-Avaliação final.

Descritor 11: Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio - Neste descritor, deve-se fazer uma avaliação de toda a trajetória de construção do portfólio (seu início) e seu encerramento. Assim, devem ser levantados aspectos relativos ao texto inicial lido "Construindo o portfólio eletrônico", observando aspectos que foram aplicados na prática. Para tanto, é importante rever o texto, verificando se a prática da avaliação se articula com os elementos teóricos indicados. Além disso, é importante verificar a trajetória individual de aprendizagem, de avanço nos conhecimentos. Neste descritor, é fundamental, também, que se leve em consideração os propósitos gerais (se foram atingidos, em que medida), os propósitos específicos (os definidos por cada aluno) e os descritores. É importante, também, ressaltar o momento da primeira socialização (os aspectos que foram preenchidos na ficha e na exposição), levando em consideração os avanços.
Minha caminhada no Portfólio Eletrônico

A disciplina TAELP1 me auxiliou bastante no meu conhecimento sobre alfabetização, desvendou diversos fantasmas que tinha. No começo foi um pouco assustador, o Ivan nos apresentou diversos desafios e confesso que fiquei muito temerosa, mas creio que valeu a pena. Quando ele disse que seríamos avaliados através de um portfólio Eletrônico, fiquei preocupada, pois até então, não nem sabia que eu era capaz de dar conta. No início houve uma certa da turma, acho na verdade que até hoje ainda há.
Bem mas apesar de não saber mexer com blog, acho bem interessante a relação de tecnologia e educação. Aprendi muito com a ajuda dos amigos, tanto da turma, como fora dela e principalmente com a minha filha na construção do blog e na primeira postagem coloquei minha carta contando um pouco sobre mim para que o Ivan e também os demais colegas passassem a me conhecer.
Demorei apenas uns dias para postar a primeira e a segunda aula, e foi ficando cada vez mais fácil trabalhar com essa ferramenta. Tive algumas dificuldades na formatação do blog, de forma, que o Ivan não conseguia postar seus comentários, mas também depois que ele conseguiu postar, percebi que não tinha sido cobrado ou pelo menos deixado claro minhas reflexões, pois o que ele queria era uma análise mais profunda dos textos. Refiz a minha reflexão sobre avaliação formativa e o que esperava do curso e da construção do Portfólio, segundo o comentário do professor.
Na terceira aula foram tantos as solicitações, que quase pirei, pois nesse período puxei muitas disciplinas, sem falar no problema gravíssimo de saúde de minha mãe. Era para postar as atividades da página 11 do texto da Rosineide Magalhães (a qual fiz a pouco tempo, pois não fui muito bem nessa atividade) e ainda teríamos que fazer uma pesquisar diferenciando texto e gênero textual.
O Ivan nos passou algumas dicas de como incrementar o portfólio, e tive algumas idéias.
Aí tivemos que postar a quinta e sexta aula, reflexão sobre o texto Oralidade e Escrita, acho que fiz uma boa construção, pois não recebi nenhum comentário negativo do Ivan.
Na aula seguinte houve mais cobranças da parte do Ivan e todos ficamos muitos preocupados, o clima parecia tenso, foi em relação a pontualidade e conteúdo. Entendi que devia melhorar minhas reflexões, complementar com materiais etc.
A primeira socialização aconteceu de forma bem tranqüila, diferentemente do que imaginava, pois estava nervosa com isso, mas achei importante compartilhar com os colegas o meu portfólio e conhecer alguns portfólios que eu não conhecia. Uma pena que a socialização aconteceu muito rápida, mas foi legal. Contudo achei que me saí bem e o Ivan pediu que entregasse uma ficha de avaliação e ele também fez um comentário sobre a reflexão que fiz da socialização, pedindo que aprofundasse mais.
Na aula seguinte tivemos que elaborar um resumo a respeito do texto trabalhado em sala e se possível fazer um vídeo.
Teve uma aula não presencial, mas o Ivan pediu para postar bem detalhados, os textos que seriam discutidos nas próximas aulas. E assim fiz.
Na aula seguinte nós discutimos o ultimo texto e o Ivan passou mas atividades para nos prepararmos para a próxima socialização e essa postagem já faz parte disso.
Termino minha síntese conclusiva, contando meus sentimentos, o meu aprendizado, meus erros e avanços.Acredito que cumpri com o meu propósito específico, os propósitos gerais e os descritores de forma correta, tentando melhorar e crescer e quando olho o meu portfólio vejo que está bem construído e que fiz um bom trabalho, tanto dentro de minhas possibilidades, quanto me superando.

1 comentários:

Ivan Amaro disse...

Ufa!!! Finalmente, acabou!! Bem, o esforço, no final, é recompensado, pois evidencia o compromisso, a disciplina, a vontade de ampliar os horizontes e você demonstrou tudo isso de forma muito competente!! Mais uma vez, parabéns!

Player