20:59

Trabalho analisado do texto "Oralidade e escrita".

Oi pessoal, aqui vou apresentar aquele trabalho que foi analisado pelas colegas em forma de um texto assim como nos orientou o Ivan.
O texto trabalhado foi “Oralidade e escrita” – Perspectivas para o ensino de língua materna – Leonor Lopes Fávero, Maria Lúcia e Zilda G. O. Aquino.
Na organização da fala e da escrita, as autoras apresentam elementos que constituem o processo conversacional, que são por exemplo, a atividade conversacional, onde a fala ou conversação é composta por uma estrutura “simples e informal”, diferentemente da escrita, porém não menos relevante. É a interação de sujeitos que trocam “idéias” entre si. As variáveis que compõem o modelo de organização conversacional idealizado por Ventola (1979), consistem nas seguintes variáveis:
·Tópico ou assunto: É uma forma de conecção entre os participantes da conversação, onde é mantido um diálogo;
·Situação: Se mantém um tipo de concentração no assunto falado, de forma que, não se perca o foco desse assunto e para não se alterar a conversação;
·Papéis dos participantes: Dependendo do lugar e da situação em que estamos, devemos nos comportar de formas diferentes, ou seja, de acordo com as diversas ”situações sociais”. Levando a fala à caráter da situação;
·Modo de discurso: É a escolha do tipo de discurso que vai ser utilizado, depende das exigências do local ou ocasião em que se está exposta;
·Meio: São os canais de comunicação, por onde se passa a mensagem. Sejam: Pessoalmente, por telefone etc.
A atividade conversacional também pode ocorrer através da fala, uma organização mental para que posteriormente possa ser feita uma produção textual coerente. E por mais que exista um assunto estabelecido na atividade conversacional, a qualquer momento pode-se receber estímulos externos que irão afetar diretamente o canal de conversação.
segundo a proposta de Dittmann (1979).
a)Interação entre pelo menos dois falantes: É o entendimento do que se trata e do que se espera um do outro;
b) Ocorrência de pelo menos uma troca de falantes: Ambos são possuidores do mesmo direito, tanto de tomar a palavra, quanto a opção do tema a ser falado;
c)Presença de uma seqüência de ações coordenadas: Ação coordenada significa que dois indivíduos interagem com um objetivo em comum, podemos dizer que, é uma “atividade social”;
d) Execução num determinado tempo: Quando ocorre num tempo estipulado, uma conversação ou “situação social” entre dois ou mais sujeitos, sejam: pessoalmente, por telefone pela internet etc;
e) Envolvimento numa interação centrada: Quando a conversação é “centrada” em um tema específico, de forma, que não se desvie do mesmo.
A fala se estrutura nos níveis global e local. Que são:
Nível global: è uma forma de desvio de assunto e logo em seguida se retoma ao mesmo. Há um compartilhamento de conhecimento. EX: C¹ - Vamos jogar bola?
C² - Não, quero jogar ping-pong.
C¹ - Você só gosta de jogar esse jogo?
C² - Então vamos ler quadrinho, é muito legal!
C¹ - Não, eu vou jogar bola.
Nível local: A conversação acontece entre os sujeitos e ocorre em “turnos”, onde cada um fala após o término do outro. Podendo haver a ocorrência de “hesitação, sobreposição e assaltos” ao turno.
EX: C¹ - A professora contou uma historinha muuuiiito legal! você perdeu.
C² - Hum, mas a minha professora leu um conto melhor ainda.
O texto falado, bem como o texto escrito, para constituir a textualidade, necessita de alguns fatores: a coesão e a coerência. Segundo as autoras, no texto conversacional, a análise dos elementos de coesão deve ser feita de forma específica. Os recursos coesivos mais freqüentes são a coesão referencial, recorrencial ou seqüencial, um desses recursos são:
Coesão referencial: O locutor faz uso de repetições na conversação, com o objetivo de favorecer um maior entendimento, é a coesão na fala.
Ex: ...Aqui tudo acontece, desde o nascer do sol, anunciando mais um dia, até a noite chegar, com o luar refletido no mar...
Recorrencial: Faz uso da “paráfase”, de forma que não se perca a idéia central da fala.
Ex: L¹ - Ela foi procurar um tratamento?
L² - É, ela foi procurar um dermatologista.
Seqüencial: Utiliza-se conectores para que se possa interligar, dar continuidade aos fatos, trabalhando como um “marcador” da fala.
Ex: L¹ - Ontem fui conhecer a casa de Lucas.
L² - E?
L¹ - e aí, que ele passou a morar perto da minha casa.
O texto aponta que há quatro elementos básicos que contribuem para a estruturação do texto falado. Estes elementos são o turno, o tópico discursivo, os marcadores conversacionais e o par adjacente. Há um tempo entre os participantes da fala – um executa a fala e o outro ouve. Há uma troca de papéis, de falante e de ouvinte, havendo repetidas trocas.
Turno: Quando um falante desenvolve sua fala, enquanto é a sua “vez” de falar. Podendo ocorrer uma parada (silêncio), por algum momento, que é quando ele está na condição de ouvinte. Podemos ainda dizer que, o que cada participante da conversa irá falar não é estabelecido; que o numero desses participantes não é fixo; que a ordem de turnos, o tamanho do turno e que a extensão da conversação não são fixos, porém variáveis.
Ex: L¹ - Você vai ao cinema hoje?
L² - Sim, vou ver aquele filme que a professora indicou.
L¹ - É, parece ser bom.
L² - Tomara que seja mesmo.
Tópico Discursivo: O assunto ou tema que está sendo discutido, é um “elemento estruturador da conversação”, pois os personagens tem o mesmo conhecimento sobre o assunto. Muitas vezes esse tópico não é identificado explicitamente e que quando isso ocorre, o referencial utilizado é retirado da situação vivida.
Ex: Quando duas crianças conversam sobre um certo jogo de vídeo game, já conhecido por eles e outra criança que ouve a conversação mais não tem idéia de como é o jogo ou o que eles estão falando.
O Tópico discursivo contém algumas propriedades:
Centração – Quando se fala sobre algo, é o desenvolvimento do assunto. O tópico depende da colaboração entre os participantes da atividade conversacional.
Organicidade – O tópico é interdependente: seqüencial e hierárquica.
Delimitação local – O tópico tem uma estrutura: Início, desenvolvimento e conclusão. Porém algumas vezes essa estrutura não é percebida.
Marcadores conversacionais: Tem a função de interar a fala, uma espécie de conexão. Serve como um marcador, mesmo da conversa. Existe ainda a subdivisão dos marcadores conversacionais, elaborado por Marcuschi. Os marcadores são subdivididos em quatro grupos:
1° Marcador simples: acontece com a utilização de uma só palavra. Ex: certo, então, aí.
2° Marcador composto: apresenta-se como forma de seqüência. Ex: quer dizer, por isso.
3° Marcador oracional: ocorre quando pequenas orações se apresentam em diversos tempos verbais. Ex: eu entendo que, quer dizer.
4° Marcador prosódico: é relacionado à marcadores verbais, mas acontece através de recursos prosódicos.
Existem os marcadores não lingüísticos (riso, o olhar etc) e os marcadores verbais (palavras, expressões etc).
Ex: L¹ - Você viu o tombo que a Luana levou? Risos...
L² - Foi muito engraçado, ela ficou de pernas pro ar.
Par adjacente: É um elemento básico de interação em um diálogo, acontece para uma maior organização na conversação. O mais comum é pergunta – resposta.
Além de ser um elemento básico da interação em um diálogo, o par adjacente acontece para que a conversação possa ser organizada.
O par adjacente também pode ser a introdução do tópico discursivo e conforme Fávero, Andrade e Aquino, eles estão diretamente ligados, pois a conversação se estabelece através de tópicos e esses podem ser estabelecidos através dos pares adjacentes.
O mais comum na interação de um diálogo são as perguntas e respostas, e elas correspondem a estratégias usadas pelos participantes da conversação para serem utilizadas para:
* Introdução de tópico: é comum os participantes de uma conversa utilizarem perguntas para iniciar a atividade conversacional.
* Continuidade de tópico: nesse caso, as perguntas e respostas também são utilizadas.
* Redirecionamento do tópico: ao perceber que houve um desvio do tópico, o interlocutor pode redirecioná-lo através de uma pergunta.
* Mudança de tópico: quando não há mais assunto ou interesse sobre aquele tópico, pode ocorrer uma pergunta para que a mudança de tópico seja feita.
Ex: L¹ - Sua casa é muito grande?
L² - é, tem 13 cômodos.
Bem pessoal, espero que vocês tenham compreendido bem o que tentei passar.
Abraços.
Márcia Rocha


1 comentários:

Prof. Ivan Amaro disse...

Márcia, mais uma vez, parabéns pela organização, pela articulação entre as respostas do exercício e pelo resultado obtido!

Player