Para a "Avaliação do processo de produção do portfólio", retomarei os tópicos teóricos do texto que foi lido no início do semestre (Construindo o portfólio eletrônico). Colocando minha visão sobre meu desenvolvimento, sobre minhas aprendizagens, sobre minhas superações, sobre a possibilidade de dar continuidade à utilização do blog, sobre a possibilidade de aplicar emminha prática profissional.
Durante todo o caminho da disciplina TAELP1, deparei-me com vários conflitos, entre eles, é que alfabetizar crianças é mais complexo do imaginava e que envolve muito mais dedicação e empenho.
Logo de início nos deparamos com um desafio imenso, o de construir um Portfólio Eletrônico e uma grande carga de conteúdos novos.
De uma simples carta a estas reflexões finais, a trajetória foi árdua, porém prazeroza.
Logo de início nos deparamos com um desafio imenso, o de construir um Portfólio Eletrônico e uma grande carga de conteúdos novos.
De uma simples carta a estas reflexões finais, a trajetória foi árdua, porém prazeroza.
A avaliação deveria servir de instrumento para melhorar a qualidade de ensino. Mas a realidade se mostra bem diferente, o professor tem como instrumento de avaliação as provas, meio utilizado por estes para obter notas e ao fim do ano letivo, tendo feito a soma destas notas é decidido o destino do aluno.
A avaliação se dá ao longo do ano letivo, ou seja, é uma avaliação contínua, através dela o professor pode identificar o nível de desenvolvimento de seus alunos coletando informações para as atividades posteriores, propiciando assim a alunos e professores avanços na aprendizagem.Outro ponto interessante é o esclarecimento das dúvidas de conteúdos anteriores, o aluno sabe porque errou e tem a possibilidade de aprender aquilo que não ficou claro. O foco desse tipo de avaliação é o avanço nas aprendizagens.
Percebi o quanto esse tipo de avaliação é importante, quando fiz meu estágio, são variadas formas de se avaliar um aluno, pude ver isso quando estava no refeitório da creche, onde uma criança contou uma pilhar de canecas, na verdade eram 3 pilhas, cada com 3 canecas e aprofessora perguntou contas canecas haviam e acriança respondeu 3, a professora lhe vhamou de "burra" e disse que haviam 9 canecas, porém ela não percebeu que a criança havia contado apenas as pilhas e não as caneca. Bem essa seria uma boa oportunidade de avaliar se essa criança estava avançando na matamática por exemplo, mas infelizmente a professora não percebeu isso.
Bem estou feliz por fazer ter aprendido e de estar participando desse tipo de avaliação.
Espero ter cumprido com mais essa tarefa corretamente.
Um abraço a todos.
1 comentários:
Márcia, fico feliz em ter contribuído para sua formação!! Fico feliz que tenha fechado com êxito o semestre!! Nossa proposta foi encerrada com alcance dos objetivos por vocês e por mim!! Acreditar que é possível fazermos a diferença é que faz com avancemos na direção de uma educação de qualidade e que leve os alunos a aprender!!!
O bom é olhar para trás e vermos o quanto somos capazes de avançar, de mudar... Assumir este compromisso é de grande coragem!! Parabéns por também acreditar na " nossa loucura " de fazermos diferente e de fazermos " a diferença. Como diria Raul Seixas, "eu vou ficar maluco beleza" ou "eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"...
Voltarei para visitar seu blog e ver como está se saindo...ehehehhe...
Postar um comentário